Idioma PT | EN
Home
Santa Vitoria
Produção
Terroir
Castas

Terroir

 

A escolha do local de cultivo da vinha é determinada pelas características de solo e clima da região.
 

Um país, uma região ou diferentes vinhas apresentam características distintas, que se denominam pela palavra francesa "Terroir". Combinado com as castas mais adaptadas, vai condicionar a qualidade e o carácter dos vinhos, conferindo-lhes personalidades únicas.
 

É o Homem que define o que planta, onde planta e como produz, no entanto, o solo e o clima são definidos pela natureza, e os grandes vinhos dependem dela.

 

Solo - Xisto-argiloso

Os solos dominantes nas zonas vitivinícolas do Alentejo são de origem granítica com algumas manchas de derivados de xistos e quartzodioritos. Na generalidade, são solos de média a baixa capacidade de uso e, portanto, com médio a baixo nível de fertilidade.

É um solo de baixa capacidade de uso, ou seja, com níveis baixos de fertilidade. Desta forma o controlo da produção é feito de uma forma natural.


Clima - Mediterrânico

"As zonas vitivinícolas do Alentejo situam-se na faixa Ibero-Mediterrânea, com características climáticas mediterrânicas aliadas a uma acentuada continentalidade.

O clima da região é caracterizado por Primaveras e Verões excessivamente quentes e secos. Os valores relativos à insolação são muito elevados (a insolação anual é de aproximadamente 3000 horas), particularmente no trimestre que antecede as vindimas, contribuindo para a perfeita maturação das uvas e qualidade dos vinhos.

São condições marcadamente favoráveis à síntese e acumulação dos açúcares e à concentração de matérias corantes na película dos bagos."


(in www.vinhosdoalentejo.pt)